Como identificar um psicopata

​Quando você ouve a palavra “psicopata”, você pensa imediatamente no filme Hannibal, um cara com máscaras, atrás das grades. Mas a maioria dos psicopatas não são violentos e não estão encarcerados,  são membros da nossa sociedade e podem estar saindo com você. Na verdade passamos por cima do problema quando os qualificamos como pessoas altruístas e assim eles ficam como os normais e inocentes na história. As loucas somos nós. 
Como descrito no livro Psychopath Free, os psicopatas são antes de tudo predadores sociais. Eles são capazes de usar o charme e a manipulação para obter o que eles querem nas suas famílias, amizades, relacionamentos, igrejas , no local de trabalho, ou mesmo na política etc.
Cada vez que me aprofundo mais no assunto fico mais impressionada.  Acho que já cruzei e continuo cruzando com alguns por aí.  Eles modificam as personalidades deles para se tornarem exatamente a pessoa que eles pensam que desejamos que eles sejam. E eles são bons nisso. 
Mas quando eles não precisam mais da gente, é que começa o comportamento louco. Aqui estão algumas frases comuns que já ouvi de alguns psicopatas  tentando fazer com que eu duvidasse de minha sanidade:
1. “Você analisa tudo demais.”
Claro que há pessoas que pensam demais em algumas situações. A diferença com os psicopatas é que você sempre descobrirá que você  estava correta. 
Eles intencionalmente fazem as coisas para a gente  se sentir à beira da loucura ou paranóica. O cara paquera uma mulher na sua frente , na maior “cara lavada” . Quando você joga isso na cara deles eles invertem a situação: “Que isso?! Tá maluca?  Você acha que eu faria isso na sua frente? Então, um mês depois, você descobre que eles estavam realmente traindo você  com aquela pessoa. 
Os psicopatas querem que você duvide de sua intuição, fazendo você se sentir como uma  detetive louca. Constantemente ele joga dicas para fazer você se sentir ansiosa e, em seguida, culpa você  por ter essa ansiedade.
2. “Eu odeio drama.”
Eles falam isso direto, no entanto, você logo vai descobrir que há mais drama em torno deles do que qualquer outro cara que você já tenha conhecido. 
Os psicopatas primeiro colocam a gente acima de todos as outras mulheres, nos elogiam pela nossa natureza fácil de entender e de lidar.
 Mas como eles estão perpetuamente entediados, isso nunca dura muito tempo. São mentirosos patológicos, trapaceiros em série e vítimas eternas. Em pouco tempo, essas qualidades inevitavelmente começam a surgir e causam uma confusão esmagadora na nossa cabeça. 
Eu namorei uma pessoa que toda vez que eu mencionava as minhas preocupações ou frustração, ela dizia que tinha odio de drama, que eu aumentava as coisas, mas ela falava de uma forma que me fazia sentir mal por meu comportamento horrível, sendo que não faço drama algum. 
3. “Você é tão sensível.”
Os psicopatas produzem emoções nos outros – é isso o que eles fazem. Depois de um banho de elogios 24 horas por dia e lisonjas eles te ignoram  por dias a fio e esperam que você faça algo. 
Quando você finalmente reage eles te acusam de ser sensível ou necessitada. Eles  insultam, depreciam e criticam a gente  (geralmente em um comportamento provocante / como se estivessem brincando), até a gente chegar no limite e finalmente começar a brigar. 
Então eles usam reações fabricadas para fazer você parecer louca. Dentro de semanas, os psicopatas podem transformar a nossa mente tão bem resolvida  em uma confusão irreconhecível de inseguranças e dúvidas.
4. “Você me entendeu mal.”
Claro, que todos os casais ​​têm mal-entendidos o tempo todo. Mas com os psicopatas, eles  dizem intencionalmente coisas para nos provocar. Então, quando você reage, eles jogam em você a culpa pelo mal entendido. 
Passei por situações nas quais eles negam que tenham dito algo. Fazem e dizem o que querem, e, em seguida, culpam a gente por mal interpreta-los (ou negam o que ocorreu). 
O fato é que  entendemos o que eles disseram perfeitamente bem.Mas eles ficam tentando fazer com que nós mesmos duvidemos da nossa  sanidade.
5. “Você está louca / bipolar / ciumenta/ amarga / apaixonada por mim.”
 Segundo um psicopata, todos os seus ex-amantes, colegas e amigos são loucos, bipolares, ciumentos, amargos ou apaixonados por eles. Mas ele não deixa de manter contato com eles e o fazem justamente para pisar nos sentimentos do outro. 
A boa notícia é que, quando um psicopata tenta fazer você duvidar de sua intuição, isso significa que a sua intuição está causando problemas. Os psicopatas procuram destruir psicologicamente qualquer um que possa ameaçar a sua ilusão de normalidade para o mundo. Então, quando eles começam a jogar jogos mentais com você, é porque você está prestes a descobrir quem realmente eles são. 

Você já cruzou com um psicopata? Caso você seja do sexo masculino, você já cruzou com alguma psicopata? #LilianeRibeiro 

Publicado por Papo Reto com Liliane Ribeiro

Liliane Ribeiro, autora incrível, com uma abordagem inspiradora e engraçada do universo feminino. Com 3 livros publicados no Brasil e Portugal. Seu primeiro livro faz parte do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: