Tipos de amores

Vamos discutir os diferentes tipos de Amor da maneira que os gregos acreditam que seja.
Os  antigos gregos pareciam não ter nenhum problema com a classificação e até hoje parece-me perfeita.
Acho que todos nós passamos por uma fase distinta  em nossos relacionamentos, mas se você quer uma melhor definição do tipo de amor que você dá ou o tipo de amor que você procura, aqui estão os sete tipos de amor de acordo com os gregos.
1. Eros: Amor ao corpo
Eros era o deus grego de amor e desejo sexual. Ele estava atirando flechas douradas nos corações dos mortais e imortais sem aviso prévio. Os gregos temiam esse tipo de amor  porque era perigoso e poderia colocá-los na maior dificuldade. Eros é definido como beleza divina ou luxúria. Eros é principalmente baseado na atração sexual e é onde o termo “erotica” veio. Eros é o amor que aniquila através dos tempos todos os outros amores. 
2. Philia: Amor da mente
Também conhecido como amor fraterno, Filia representa o amor sincero e platônico. O tipo de amor que você tem pelo seu irmão ou um amigo muito bom. Era mais valioso e mais querido do que Eros. Philia existe quando as pessoas compartilham os mesmos valores e disposições com alguém e os sentimentos são reciprocos.
3. Ludus: Amor brincalhão
Ludus é o tipo brincalhão e provocante do amor, o amor acompanhado principalmente pela dança ou riso. É o tipo de amor infantil e divertido. 
4. Pragma: Amor de longa data
O amor eterno entre um casal que se desenvolve durante um longo período de tempo. Pragma era a mais alta forma de amor; O verdadeiro compromisso que vem da compreensão, do compromisso e da tolerância. É pragmático por isso é referido como “estar no amor” ao invés de “apaixonar-se”, porque cresce ao longo do tempo e requer profunda compreensão entre os amantes que estão juntos há muitos anos.
5. Ágape: Amor da alma
É o tipo de amor altruísta, o amor pela humanidade. É o mais próximo do amor incondicional. O amor que você dá sem esperar nada em troca refletido em todos os atos de caridade. É o amor compassivo que nos faz simpatizar com, ajudar e se conectar a pessoas que não conhecemos. O mundo precisa de mais Ágape.
6. Philautia: Amor de si mesmo
Os gregos antigos dividiram Philautia em dois tipos: Há um que é puro egoísta e procura prazer, fama e riqueza muitas vezes levando ao narcisismo e há outro tipo saudável de amor que nos damos. Philautia é essencial para qualquer relacionamento, só podemos amar os outros se verdadeiramente amamos a nós mesmos e só podemos cuidar dos outros se realmente cuidar de nós mesmos.
7. Storge: Amor da criança
Este é o amor que os pais sentem naturalmente pelos seus filhos. É baseado em sentimentos naturais e amor sem esforço. Storge é o amor que conhece o perdão, aceitação e sacrifício. É o que faz você se sentir seguro, confortável e seguro.
Definir o amor pode nos ajudar a descobrir de que tipo precisamos dar mais e qual o tipo que queremos receber. Se incorporarmos Eros, Ludus & Pragma em nossos relacionamentos e Agape, Philia e Storge em nossas vidas, alcançaremos Philautia e viveremos uma vida mais feliz. -Liliane Ribeiro

Publicado por

Papo Reto com Liliane Ribeiro

Conselheira, espírito nômade, mediadora, inovadora, despudorada e bem-humorada é assim que me auto-defino. Escrevo o que sinto e o que penso sem a preocupação de agradar ao leitor. Escrevo para seres humanos que amam e querem ser amados sejam eles homens , mulheres, heterossexuais, homossexuais, trans, ricos ou pobres. A linguagem do amor é universal ela não faz distinção de pessoas, basta estar vivo para morrer de amor. Talvez seja exatamente por isto que as pessoas se identificam com a minha linguagem. O meu objetivo é empoderar pessoas para que elas não caiam nas ciladas que a paixão nos prepara e se caírem, que se levantem o mais rápido possível para seguirem a viagem insólita que é a busca do par perfeito.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s